terça-feira, 23 de abril de 2013

Amigos dos Ciganos - 11 anos!


Missão Amigos dos Ciganos: 11 anos evangelizando os esquecidos, incluindo os excluídos, amando os odiados.

Lembro-me como se fosse hoje: estávamos, ao mesmo tempo, tão animados e muito tensos, sem saber o que iria acontecer quando chegássemos ao acampamento cigano localizado no Bairro Novo, em Curitiba. Definitivamente não tínhamos noção do que iria acontecer naquela primeira visita, nem depois e muito menos quais seriam os desdobramentos disso nos meses e anos que se seguiram. Jamais imaginávamos que estávamos sendo alguns dos poucos pioneiros no trabalho missionário com ciganos no Brasil. Alguém já disse que grandes ministérios têm pequenos começos. Aquela primeira visita foi um pequeno e um grande começo. Pequeno porque se iniciou com poucas pessoas, com recursos pessoais próprios, sem grandes planejamentos, com pouco apoio, pelo contrário, até com certa resistência de alguns. Grande porque estávamos, fracos e sem condições, indo em direção à vontade de Deus, indo em busca de humanos amados pelo Criador. Grande também porque talvez fôssemos os únicos privilegiados na época que estavam com os olhos abertos para enxergar pessoas invisíveis aos olhos da sociedade e aos olhos da Igreja Brasileira. E essa visão, dada pelo Espírito Santo, que é grande e gloriosa vem Dele, não de nós, e isso é que faz a grandeza.

Nesse dia 26 de abril de 2013 a Missão Amigos dos Ciganos completa 11 anos de muitas lutas e vitórias, batalhas e conquistas, de muitos avanços e alegrias, sempre com o foco ajustado para dar glória ao Deus todo poderoso. Estamos muito contentes em ver o que Deus tem feito. Esses dias um amigo, também missionário, me perguntou: “você tem noção de que a Missão Amigos dos Ciganos colocou os ciganos no ‘mapa’ da Igreja Brasileira?”. Ouvir isso me deixou com um misto de alegria e tristeza, já que é fantástico entender e perceber que tudo o que vem acontecendo é sem dúvida alguma a obra de Deus, a mão de Deus atuando na história... por outro lado o objeto da pergunta ainda não é verdadeiro. De fato os ciganos ainda não estão no mapa da Igreja da Brasileira. A igreja, de forma geral, ainda os despreza, os condena, não os vê, os desconhece, os exclui. Ainda não temos esse povo no coração. Com raras e maravilhosas exceções, a Igreja em geral ainda não acrescentou os ciganos em seus alvos. A construção da sociedade, e por consequência da igreja, sempre categorizou o povo cigano como indesejáveis, desnecessários, repulsivos. Esse entrave continua lá, no fundo do pensamento do crente, afastando a igreja dos ciganos e por consequência e desdobramentos dessa visão, afastando os ciganos da igreja. Depois de 11 anos ainda temos essa luta maior, que está no seio do povo de Deus, não entre os ciganos. Nossa luta maior é dentro de casa, não no campo missionário. Precisamos vencer essa luta, que penso, contará com o tempo como elemento favorável, bem como com as mudanças sociais que estão ocorrendo no Brasil e que de alguma maneira, bem ou mal, incluem minorias. Os reflexos dessas mudanças também atingirão a igreja em algum momento e minorias étnicas, tais como os ciganos, serão melhor aceitas na categoria de “gente que também precisa de evangelização”.

Temos que louvar a Deus, pois hoje temos no Brasil cerca de 20 ministérios que evangelizam ciganos. É verdade que somente 15 pessoas dedicam-se em tempo integral (entre os indígenas brasileiros somam-se cerca de 600 missionários), mas quando contamos todos os voluntários de todos os ministérios chegamos a cerca de 110 pessoas! Aleluia! Em 2002 éramos somente 4 voluntários! Temos que louvar a Deus porque hoje há ao menos uma porção traduzida em língua cigana. No próximo dia 24 de maio realizaremos o lançamento oficial do livro de Rute em língua Calon, uma parceria entre Missão Amigos dos Ciganos e Sociedade Bíblica do Brasil, sob supervisão da Missão Alem! Em 2002, 11 anos atrás, jamais imaginávamos que isso aconteceria. E logo o Evangelho de Lucas estará pronto, o que será mais um motivo de louvor ao Senhor. Temos que louvar a Deus porque hoje, só a Missão Amigos dos Ciganos tem na sua equipe 11 (onze) missionários do próprio povo cigano. Irmãos em Cristo que estão fazendo diferença entre seu próprio povo, falando sua língua, comunicando o Evangelho com grande facilidade porque conhecem sua própria cultura e sabem como se comunicar com eficiência. Deus é bom e tem nos permitido ver isso. Sonhamos no dia em que os “não-ciganos” não serão mais necessários ou pelo menos serão menos necessários, porque muitos obreiros do próprio povo farão a obra com grande afinco.

Louvamos a Deus também porque hoje podemos olhar para trás e ver as igrejas que pela graça de Deus foram iniciadas. Batismos, confissões de fé, lideranças treinadas. O Reino de Deus, não o dos homens, estabelecido. Não somente comportamento alterado, mas motivação de viver irradiado. Olhamos para o “hoje” e vemos líderes sendo capacitados e cursos especiais para nosso campo, tendo professores excepcionais com quem poucos têm o privilegio de ter aulas. Percebemos o quanto Deus nos abençoou no propósito de derrubar fronteiras humanas que poderiam separar missionários bem intencionados uns dos outros. Hoje a Missão Amigos dos Ciganos se vê como a “liga”, a “cola” de Deus para unir missionários assembleianos, presbiterianos, batistas, cristãos evangélicos, pentecostais e tradicionais etc em torno de um único e nobre propósito: dar glória ao nome Jesus Cristo entre os ciganos brasileiros. Deus tem sido tão bom para conosco. Ele tem mesmo dirigido nossos passos, posso atestar isso com tanta convicção só de olhar para a história e perceber Sua condução. Queremos continuar sendo instrumentos do Senhor em Sua ação transformadora na vida dos milhares de queridos e amados ciganos em todo o Brasil e no mundo.

Pr. Igor Calon

            Bahtalô Amigos dos Ciganos!
            Parabenzuncho Amigos dos Ciganos!
O Duvebaron siale com atunsas por bári jiveis!


Um comentário:

  1. Oi, veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2013. Impressionante como ela acertou!São três programas imperdíveis. Confira http://youtu.be/hJV1qZWTtF0 . Acho que vai gostar. Abraços

    ResponderExcluir