domingo, 13 de abril de 2014

Projeto Músicas Evangélicas Ciganas

O Projeto Músicas Evangélicas Ciganas é mais uma forma de espalhar a mensagem do Evangelho de forma contextualizada com as culturas ciganas no Brasil. Alguns de nossos missionários ciganos do povo Calon, logo que conheceram Cristo, sentiram-se gratos pela tão grande salvação que a eles foi oferta e começaram a compor louvores tanto em idioma Chibi quanto em português, mas em estilo "ciganizado" (ou seja, com expressões, palavras, formas de sua cultura local). No próximo mês (maio de 2014) estaremos lançando o primeiro CD de músicas evangélicas ciganas, nesta versão apresentando o Missionário Joaquim Calon, do Ceará.
Desta forma o projeto valoriza a música no estilo cigano local, contribui para a preservação da língua, desperta talentos e promove o Reino de Deus despido de cultura ocidental, estranha e inadequada à ciganidade. Da mesma forma que as igrejas ciganas na Espanha (e em outros países europeus) queremos que o Evangelho seja entendido como algo "do povo". O interesse da verdadeira Igreja de Cristo não é levar cultura cristã (mesmo por que isso não existe), mas cultura do Reino de Deus, que é, sob a perspectiva humana, supra cultural. "Levamos a massa do pão, mas sem a forma". Levamos o Evangelho, mas sem as formas culturais euro-americanas. No grande dia final nós Calon, vamos cantar em Chibi diante de Deus, pois ali "todas as línguas" estarão preservadas, representadas e santificadas. Práles Calen, guiêmos quilinhar pro Duvebaron, porquezan Oi mereçávêla... Ou dinhou o Chavon Doi pra mirinhar no Cais, dirramardar o ráti no puv, suêli para muquelar poten as buchin que num môla que asseuêti querdamos (diquele que os burnen num janelam janinhar a chibi de assuêti). Ashêle com Duvebaron.



   

Um comentário:

  1. Que Benção, meu Irmão, estamos felizes por pertencermos a grande familia Cristã, sem acepção, somos iguais diante do Pai. Orando pelo ministerio entre os ciganos neste Pais e todo o Mundo. E

    ResponderExcluir